- Ano: 2015
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa AA fica em um bairro residencial em Tortuguitas, Buenos Aires. A sua posição no terreno lhe garante a melhor incidência solar na fachada norte, onde os principais espaços da casa foram posicionados. Por outro lado, ela fornece uma forma de aproximação visual para quem a visita.
O modelo arquitetônico foi determinado por dois sistemas, um formal e outro construtivo. O primeiro é uma sequência de quatro variações de secções formadas por um ou dois planos inclinados. Cada seção, cortada em diferentes profundidades, contém um programa (dormitório principal + banheiro + closet, escritório + jardim de inverno, sala de estar + cozinha e por fim dormitórios secundários + banheiro + sala de jogos) que aproveitam a condição espacial de cada seção. Estes volumes programáticos foram dispostos em planta para que os programas fossem divididos em duas asas distintas, uma para adultos e outra para as crianças, mediadas por um ambiente comum.
O segundo sistema, o construtivo, é o que dá sentido à modulação geral do projeto. A caixa estrutural recebeu "prateleiras" de madeira, completando o sistema estrutural com feixes do mesmo material dispostos em linha com a modulação das colunas, atravessado por vigas de madeira com uma seção maior para cobrir os vãos onde a continuidade da parede é interrompida. Este esqueleto de suporte, devido às suas características materiais, dá o suporte ideal para os componentes que completam o sentido da forma da casa.
As paredes externas foram revestidas com painéis verticais, onde dois elementos horizontais interrompem essa lógica: o piso de madeira que vai da sala de estar até a galeria, e a parede do jardim de inverno, de policarbonato transparente ondulado.
No interior, os espaços entre as vigas foram preenchidos com paredes de barro com um acabamento de argila para alcançar uma superfície uniforme. A solução das paredes combinada com o telhado verde resulta em um envelope de alto desempenho termodinâmico pela sua capacidade de absorver a umidade ambiente e regular a temperatura naturalmente.